SISTEMAS DE SPRINKLERS CONTRA INCÊNDIO



Na elaboração de projetos de Engenharia contra Incêndio  de sistemas de Sprinklers a INSIDE Engenharia, projeta e instala os Sistemas de Sprinklers que podem ser do tipo tubulação seca e sistema automáticos.

A Engenharia contra Incêndio aplicada nos dimensionamento dos  sistemas de sprinklers prevê  o dimensionamento das bombas , diâmetros de tubulações e reserva de incêndio   através de cálculos hidráulicos e instalados para cada tipo de risco a ser protegido  controlados  por uma válvula de governo interligado a uma casa de bombas.

O tipo do Sprinklers (ampola e defletor) são projetados levando em consideração alguns fatores como tipo do material estocado, pé direito da edificação entre outros. Entre os tipos de sprinklers existentes destacamos os do tipo pendente, upright e sidewall e possuem elementos termo-sensível tipo ampola com faixa de atuação entre 30 à 340º C

O objetivo do Sprinklers é a extinção do incêndio de forma automática e pontual na área que apresentar o foco de incêndio pela  descarga de água sobre o material em combustão utilizando assim somente a água necessária para esta extinção.

Para armazéns e industrias que possuem em seus processos liquídos inflamáveis  a Engenharia contra Incêndio aplicada prevê no dimensionamento dos sistemas de sprinklers a utilização de LGE (espuma).

O princípio é o mesmo do sistema de sprinklers automático convencional (somente com água) com adição de espuma. A partir do acionamento de um ou mais bicos de sprinklers, a água é liberada na área a ser protegida.

O diferencial é que através de um reservatório de espuma é adicionado o LGE aumentando o desempenho do sistema. A dosagem do LGE também pode ser controlado por Fire Dos.