SISTEMA DE ESPUMA CONTRA INCÊNDIO



Na elaboração de projetos de Engenharia contra Incêndio aplicada nos dimensionamento dos sistemas Dilúvio – water spray, prevê o dimensionamento das bombas, diâmetros de tubulações e reserva de incêndio e de projetores HV de alta e média velocidade distribuídos de forma a resfriar e abafar o equipamento e impedir a entrada de oxigênio no foco do incêndio através de cortina nebulizadora.

De sistemas de Espuma e resfriamento a INSIDE Engenharia, projeta e instala os Sistemas de Espuma e refriamento que podem utilizados através de Câmara de espumas, Canhões monitores, proporcionadores de linhas.

A Engenharia contra Incêndio aplicada nos dimensionamento dos sistemas Dilúvio – water spray, prevê o dimensionamento das bombas , diâmetros de tubulações e reserva de incêndio e de  projetores HV de alta e média velocidade distribuídos de forma a resfriar e abafar o equipamento e impedir a entrada de oxigênio no foco do incêndio através de cortina nebulizadora.

Aplicada nos dimensionamento dos Sistemas de Espuma e resfriamento é muito utilizado na extinção de incêndio envolvendo líquidos combustíveis e inflamáveis prevê o dimensionamento  das bombas , diâmetros de tubulações e reserva de incêndio.

O processo de extinção se dá por abafamento, a espuma elimina o contato do líquido inflamável com o oxigênio, eliminando desta forma um dos 3 princípios ativos do fogo.

Os sistemas de espuma podem ser utilizados também na prevenção, quando ocorre vazamento de líquido inflamável: a espuma gerada de baixa densidade é aplicada sobre o produto derramado, impedindo que haja liberação de vapores inflamáveis para atmosfera, evitando assim o risco de incêndio.

Aplicações típicas dos Sistemas de Espuma:

Refinarias;

  • Áreas de carregamento de combustível;
  • Tanques de estocagem de combustível;
  • Bacias de contenção;
  • Hangares;
  • Aeroportos;
  • Estações de bombeamento de produto;
  • Plataformas;
  • Indústrias químicas e petroquímicas;
  • Armazéns de combustíveis.

Para um efetivo combate a incêndio envolvendo líquidos inflamáveis ou combustíveis, a engenharia de incêndio aplicada pela INSIDE prevê  além da utilização de um LGE de boa qualidade,  o emprego de um correto sistema de proporcionamento.

Sistemas de Proporcionadores de Linha (PL), Sistemas de Pressão Balanceada tipo Tanque Diafragma, Sistemas de Pressão Balanceada por Bomba  e Sistema Hidráulico de Proporcionamento (Fire Dos) e oferecem confiabilidade na precisão da dosagem de LGE, garantida através de aprovações internacionais e testes de desempenho de produto.

O princípio é o mesmo do sistema de sprinklers automático convencional (somente com água) com adição de espuma. A partir do acionamento de um ou mais bicos de sprinklers, a água é liberada na área a ser protegida. O diferencial é que através de um reservatório de espuma é adicionado o LGE aumentando o desempenho do sistema.

O Sistema de Dilúvio com adição de espuma segue o mesmo princípio do sistema de dilúvio convencional (somente com água). O diferencial é que após a detecção da área a ser protegida, ocorre à abertura da válvula de dilúvio que libera simultaneamente com a água o LGE (líquido gerador de espuma), aumentando a desempenho do sistema.