Como escolher corretamente o Extintor de Incêndio

Como escolher corretamente o Extintor de Incêndio

Com tantas opções de extintores para escolher, selecionar o correto pode para parecer uma tarefa assustadora. Toda empresa, comércio ou até mesmo residência deve ter ao menos um extintor de incêndio.

Os extintores são divididos em quatro categorias, com base em diferentes tipos de incêndios.

Cada extintor tem uma divisão numérica que serve como guia para a quantidade de fogo aquele extintor consegue suprir, quanto maior o número, mais poder de combate de fogo o extintor possui.

 Aqui vão algumas dicas para não errar na escolha do extintor

 

  1. Extintores de incêndio Classe A, são para materiais combustíveis comuns, como madeira, papel, plástico e papelão. O símbolo é o triangulo verde.
  2. Extintores de incêndio Classe B, para locais ou incêndio que abrangem líquidos inflamáveis ou combustíveis, tais como querosene, gasolina, óleo e graxa. O símbolo é o quadrado vermelho.
  3. Extintores de incêndio Classe C, são aqueles que envolvem equipamentos elétricos, como fiação, tomadas, aparelhos, interruptores e circuitos. Nunca use água para combater um incêndio classe C, pois o risco de choque elétrico é substancial. O símbolo é o circulo azul.
  4. Extintores de incêndio Classe D, são normalmente encontrados em laboratórios químicos, servem para incêndios em ambientes com metais combustíveis como o magnésio, potássio, sódio e titânio. O símbolo é uma estrela amarela.
  5. Extintores de incêndio Classe K, são para incêndios que envolvem óleos alimentares, gorduras diversas, aparelhos de cozinha e são comuns em cafeterias e restaurantes. O símbolo é hexágono preto.
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *